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Artigos de edições anteriores

n. 22 (2020): Revista do CEPEJ

O regresso como políticas de “progresso”: a devastação de Sobradinho-BA

Enviado
22 de agosto de 2020
Publicado
22/08/2020

Resumo

Este trabalho tem como fonte a obra musical Sobradinho, de Sá e Guarabyra, analisando-a em face da questão agrária e do direito agrário brasileiro, tendo como objeto a relação do direito à terra e arte. Sua indagação consiste em problematizar como em que medida a arte pode servir de instrumento de denúncia a perpetuação de políticas “desenvolvimentistas” e de “progresso” que atacam diretamente direitos fundamentais e dos povos tradicionais, positivados na Constituição Federal de 1988. A metodologia consiste em análise bibliográfica, exposição de dados geográficos e quantitativos e, conjuntamente, exposição da obra artística de Sá e Guarabyra sobre a história da Região de Sobradinho e adjacentes que foram alagadas pelas águas da Barragem, impactos e perspectivas. Concluindo como políticas travestidas por promessas de progresso acentuam a questão fundiária brasileira, bem como são permeadas de violações de direitos.